Da colisão à coalizão

Felix Ribeiro
3 min readAug 11, 2020

--

Uma carta aberta ao meu pai, nos dias dos pais

Acordo lentamente na preguiça de um dia de domingo. Um amigo dorme na cama ao lado e percebo que ele também esta sutilmente acordado, aproveito e pergunto as horas e a reposta que são 8h me desabam na cama até as 10h. Tomo coragem e de um salto saio da cama e o dia dos pais já me vem à cabeça.

Parte minha reconhece como mais uma data comercial, que produz desejos infundados e uma percepção de amor como resultado da matéria. Ao passo que compreendo a relevância dos encontros por propósito celebrativo e o impacto potencialmente positivo que isso traz às pessoas e quiçá em nossa espécie. Potencialmente pois em cada encontro surge uma potência de magnitude tal qual a do Big Bang — capaz de criar um universo novo! De novo!

É esta a potência da colisão — ela pode gerar coalizão — só depende de que maneira se dá essa integração. E o que nos garantiu a vida nessa colisão, neste grande encontro que foi o Big Bang, e não a possivelmente destruição? Pois se a gente parar para pensar, quais das infinitas possibilidades de consequências nos trouxeram até aqui, agora? Porque traçamos essa exata história de uma explosão até agora? Poderíamos ter ido em direção onde só haveria pó e poeira. Ou poderíamos ter mudado o curso de nossa história ali com nossos amigos dinossauros, ou até teríamos sido extintos no maior período exploratório e colonizador das Américas! Mas não, estamos aqui até agora. Traçando ponto a ponto no infinito de possibilidades que nos trazem até essa escrita de texto…

As perguntas que me flutuam voltam a explodir em minha mente: O que nos guiou até aqui? Qual a variável que nos guiou até aqui? Qual a estrela que nos mostrou a direção? Qual força de magnitude infinita nos permitiu chegar até aqui? Que não nos deixou a deriva enquanto criação? Que força foi responsável para que a colisão se tornasse uma grande coalizão — um encontro afortunado!?

O meu palpite reside nas minhas experiências e apenas nelas. O meu palpite vem dos meus Big Bangs se tornando grandes encontros a partir da força do Amor. O Amor é como força solar que aquece, ilumina e nos guia na direção da evolução. O Amor me parece essa variável capaz de mudar completamente o rumo de nossos encontros e histórias. Capaz de catalizar qualquer colisão em criação agradável aos olhos de Deus.

Ele nos faz superar dificuldades desde as savanas pré-históricas, com o cuidar de nossa prole para que grandes mamíferos não nos fizessem de alimento, passando pela proteção dos seus em períodos de guerra e exploração. Até a constante vigilância nas grandes metrópoles para que seu filho sobreviva e prospere, levando consigo seu legado de humanidade…

E assim como o Sol, o Amor é essa força que irradia do centro e ilumina tudo ao nosso redor. E como o Sol ele não é feito para possuir só para si. Não é possível ter nossa estrela mor só para si. E até a tentativa vã de olhar tão gananciosamente direto para Ele nos cega! Seu propósito é iluminar e guiar a Todos! Querer por si só é uma ilusão de posse que ofusca. Assim, acredito que o que nos permite estar celebrando este encontro hoje é o Amor!

Pai, obrigado por toda luz de sabedoria, solidariedade, companheirismo, espírito de coletividade, excelência, ética e justiça que você irradiou em minha vida. Seu Amor nos conduziu até aqui, foi sua força motriz interna de fazer o que é certo e não o que é fácil, que também nos possibilitou caminhar até este momento presente.

Seu olhar genuíno, afetuoso e sorriso infantil que te possibilitou as melhores escolhas que você pode fazer. Obrigado por nos permitir cuidar deste Amor Solar que nos liberta e ilumina nosso caminho. Que a gente se permita cada dia mais iluminar um o caminho do outro, sem aquecer demais para que a colisão não exploda em destruição. Que nossos Sóis se encontrem num nível de integração que nos permita o surgimento de vida nova a cada novo dia!

Eu te amo!

--

--

Felix Ribeiro

Um realista esperançoso que teima em acreditar que o potencial coletivo tem poder para mudar o mundo